Simulações Acústicas

Nós criamos as simulações em Softwares 2D e 3D de alta tecnologia. O objetivo principal deste serviço é a análise do comportamento do ruído para determinar mais precisamente as soluções acústicas que serão implementadas.

AS SIMULAÇÕES APRESENTAM FUNCIONALIDADES VARIADAS

Quando Realizamos Este Serviço?

Nós executamos as simulações para áreas internas que necessitem diminuir os níveis de ruído e tempo de reverberação com o objetivo de conforto acústico ou para atender as normas trabalhistas NR 15, as quais limitam a exposição do trabalhador à barulhos excessivos. Neste caso, os ambientes mais solicitados são as fábricas, indústrias, igrejas e estúdios.

Também simulamos áreas externas, principalmente para atender as normas de conforto acústico para a comunidade, NBR 10151.

AS SIMULAÇÕES APRESENTAM FUNCIONALIDADES VARIADAS

Por Que Fazer Uma Simulação Acústica?

A causa mais recorrente para a solicitação deste serviço é a de otimização de custos, principalmente por parte de indústrias e fábricas. Nestes ambientes geralmente existem diversas fontes de ruído, mas nem sempre todas elas estão fora da norma. Inclusive, é mais provável que não, que apenas algumas precisem de algum tipo de tratamento ou isolamento. Porém, somente as medições acústicas não conseguem distinguir exatamente de onde vem cada ruído e ainda que tentasse, seria preciso parar a produção inteira que estivesse ocorrendo, algo praticamente impossível quando falamos sobre este tipo de local.

Ou seja, se por uma reclamação da vizinhança ou prefeitura este local buscasse por soluções acústicas sem fazer a etapa das simulações, ele iria precisar tratar ou isolar todas as fontes de ruído, sem saber se todo este trabalho seria necessário e muito menos se seria o suficiente e o mais adequado para cada fonte.

No fim das contas, o investimento nas simulações valem muito mais a pena, já que permitem o profissional entender exatamente como o ruído está se comportando na região e quais são as melhores soluções possíveis para cada fonte individualmente.

Simulações Acústicas
ANTES DE MAIS NADA

Os Primeiros Passos

Para chegar no escopo das simulações, precisamos fazer uma série de análises que irão nos entregar os dados necessários para os cálculos futuros realizados nos softwares. Acompanhe abaixo o resumo de cada uma destas etapas essenciais.

1 Avaliação Preliminar

Recolhemos as informações necessárias com o cliente e fazemos as visitas de campo. Nós andamos pelo local com nossos equipamentos ligados para identificar quais são realmente estas fontes. Geralmente descobrimos mais fontes do que as já descobertas pelos nossos clientes. Depois de avaliar o ambiente ou região completa, já temos uma análise prévia e nos preparamos para realmente caracterizar as fontes de ruído.


2 Medições Acústicas

Na etapa anterior, nós realizamos uma espécie de medições, mas nesta iremos nos aprofundar em posições próximas a cada fonte e se possível, com elas funcionando de forma isolada. Aqui, nosso grande objetivo é de registrar a emissão acústica específica de cada equipamento. E sempre precisamos considerar quando necessário seus diferentes regimes de funcionamento.

As medições de pressão sonora serão realizadas em bandas de terços de oitava, identificando o local exato da medição e o tempo envolvido. Os resultados numéricos e gráficos das medições serão fornecidos em forma de relatório técnico, incluindo fotografias, valores obtidos, modos de funcionamento, pontos de medição e demais informações pertinentes. Nós precisamos saber exatamente o que são estas fontes de ruído para futuramente serem facilmente tratadas ou isoladas da melhor maneira possível. Por exemplo, se um motor precisa de corrente de ar ou espaço de acesso para funcionários, anotamos este dado nesta fase do trabalho.

Também serão realizadas medições em pontos estratégicos das unidades, afastados das fontes de ruído, que servirão para balizar os modelos de simulação acústica para reproduzir uma situação similar à existente.


3 Avaliação Das Condições De Absorção Acústica Dos Ambientes

Mais uma vez, realizaremos medições, mas agora com o objetivo de compreender o tempo de reverberação do local para determinar as propriedades de absorção acústica dos ambientes que também influenciam os níveis de ruído existentes.


4 Modelagem Computacional E Simulações Acústicas Após As Medições

Nesta fase, nós desenvolvemos um modelo acústico computacional dos ambientes internos da unidade com nossos softwares de simulação. Ele será alimentado com os dados de emissão acústica obtidos das medições, as propriedades acústicas dos elementos de fechamento e outros elementos existentes, com o objetivo de obter os mapas de pressão sonora no interior da unidade.


PRÓXIMOS PASSOS

Fase De Desenvolvimento

Para chegar no escopo das simulações, precisamos fazer uma série de análises que irão nos entregar os dados necessários para os cálculos futuros realizados nos softwares. Acompanhe abaixo o resumo de cada uma destas etapas essenciais.

1 Modelo Da Situação Atual

Desenvolvimento do modelo: Serão construídos modelos de cálculo dos diferentes ambientes através de software de simulação acústica de ambientes internos.

Introdução das fontes acústicas: Serão introduzidas as fontes de ruído (equipamentos e atividades) em suas localizações. As diferentes fontes introduzidas no modelo serão caracterizadas por sua potência acústica de emissão em bandas frequências, obtidas após do processamento das medições realizadas.

Parâmetros acústicos do ambiente: Deve-se garantir que o comportamento acústico do ambiente simulado seja semelhante ao real, através do ajuste das propriedades de absorção acústica das superfícies de fechamento dos ambientes e outros obstáculos à propagação do som (barreiras, divisórias, etc.).


2 Simulações Acústicas

Simulação acústica inicial: Após de desenvolver o modelo serão realizados os cálculos computacionais através de uma grade de 5 x 5. Os resultados das simulações serão os mapas acústicos do ambiente interior, incluindo:

Mapa de exposição ao ruído dos trabalhadores: Mapas sonoros no interior da unidade onde se representam os níveis contínuos equivalentes com ponderação A, LAeq em dB(A), para uma altura de 1,6 metros sobre o piso. Nos mapas estarão representados os níveis de ruído com códigos de cores.

Mapa de superação dos limites: Mapa sonoro contendo destaque em as áreas em que o limite máximo desejado é ultrapassado (85 dBA), facilitando assim a realização de análises e toma de decisões.

Análise de resultados: A partir dos dados da simulação inicial serão identificados os locais onde são ultrapassados os limites de ruído e as fontes responsáveis, as quais serão ordenadas conforme a sua contribuição acústica em cada ponto, o que permitirá conhecer a ordem de prioridades para as intervenções acústicas e o grau de atenuação necessário para cada fonte. Esta metodologia permite identificar aqueles equipamentos e atividades que realmente contribuem a ultrapassar os limites de ruído e que realmente devem ser tratados, evitando posteriores custos desnecessários na fase de implantação.


3 Intervenções Acústicas

Em função dos resultados anteriores serão dimensionadas conceitualmente as intervenções acústicas mais adequadas para cada fonte para o atendimento dos objetivos acústicos. As intervenções serão propostas visando preferencialmente o tratamento da fonte do que os receptores visando os condicionantes técnicos (troca de ar, manutenção, etc.) e econômicos para obtenção da melhor relação custo/benefício. Estas intervenções serão implantadas sobre o modelo e será realizada uma nova simulação para verificar o atendimento dos objetivos acústicos.

Caso sejam cabíveis diferentes alternativas de intervenções serão apresentadas ao cliente com suas principais vantagens e inconvenientes para facilitar a escolha.

4 Projeto Conceitual

As medidas anteriores serão propostas ao cliente para conferir a adequação ao sistema produtivo, ou seja, verificar a viabilidade técnica e econômica das soluções, oferecendo as diferentes alternativas possíveis. A partir destas informações serão selecionadas as medidas mitigadoras aplicáveis a cada caso. As medidas propostas serão especificadas tecnicamente de forma conceitual incluindo suas dimensões, caracterização de materiais envolvidos (densidades, espessuras, etc.) e desempenho ou atenuação acústica requerida, assim como custo de implantação. As intervenções serão classificadas por prioridade de implantação.



Solicite um orçamento

Whatsapp Engenharia Acústica Whatsapp Engenharia Acústica